Assim como o Scara e o colaborativo, o robô cartesiano é uma ótima opção de investimento. Afinal, com o avanço dos processos tecnológicos, o investimento em soluções de automação industrial estão se tornando, cada vez mais, indispensáveis.
Isso porque, o robô industrial traz diversas vantagens para as empresas, visto que são compactos, de fácil instalação e muito eficientes. Portanto, eles tornam os processos industriais mais rápidos, seguros e qualificados.
Vamos aprender mais sobre o que é, como funciona e como um robô cartesiano pode ajudar a sua empresa? Continue conosco!
O que é um robô cartesiano?
O robô cartesiano é um dos diferentes tipos de robôs industriais. No universo da automação, ele também é conhecido como robô retilíneo ou gantry. Esse tipo de equipamento possui uma configuração retangular com três juntas prismáticas.
Essas juntas servem para que o robô cartesiano se movimente de forma linear, passando pelos eixos X, Y e Z. Assim, o movimento também pode ser combinado para ser possível a rotação.
No mercado, você encontra no mercado duas formas de robôs cartesianos:
- os que são fabricados e entregues “inteiros”; e
- os que são vendidos em módulos.
Ao optar pelo modelo em módulo, você pode adquirir os que melhor se adéquam à sua necessidade.
Como funciona um robô cartesiano?
O robô cartesiano pode ser comparado a um guindaste, uma vez que ele atua de forma parecida. Isso porque, o equipamento tem uma estrutura suspensa que determina como ele deve se movimentar — sempre no sentido horizontal.
Assim, o braço do robô cartesiano faz o movimento vertical, podendo, quando colocado no andaime, também trabalhar no plano horizontal. Dessa maneira, o robô consegue se movimentar nos eixos XY ou XYZ.
Portanto, ele se move por meio de servomotores (dispositivos eletromecânicos) e pode ser acionado de diferentes formas, como:
- através de cabo;
- correia;
- pneumático;
- parafuso;
- pinhão; e cremalheira;
- ou motor linear.
Além disso, ao comprar um robô cartesiano, é possível optar por um modelo cego ou por um com visão. Nesse caso, é posicionado uma câmera (ou sensor de luz) para que ele identifique os objetos que estão na sua frente.
Quais são as principais funções do robô cartesiano?
Falando especificamente sobre o dia a dia das indústrias, o robô cartesiano, além de contribuir para o processo de automação industrial, pode facilitar e, até mesmo, acelerar diversos processos.
Afinal, o equipamento é apto para:
- fazer operações de colocar e escolher;
- mexer com materiais nucleares;
- realizar aplicações adesivas;
- carregar e descarregar;
- montar e desmontar;
- manusear materiais.
Quais são as vantagens do robô cartesiano?
Certamente, a fácil operação e a diversidade de configurações são as grandes vantagens do robô cartesiano. Por isso, ele é utilizado em muitas atividades industriais.
Além disso, o equipamento:
- consegue trabalhar com cargas muito pesadas;
- promove a segurança industrial;
- pode ser programado de forma off-line;
- aumenta a eficiência operacional na indústria;
- tem muita precisão nas posições;
- garante a eficiência de processos;
- é um modelo personalizável;
- garante um ótimo retorno sobre o investimento (ROI);
- apresenta um excelente custo-benefício;
- aumenta o índice de qualidade.
Conheça os robôs fixos da PAHC
Na PAHC Soluções em Automação Industrial você encontra uma grande variedade de robôs fixos da marca OMRON. Então, certamente, ficará fácil escolher um modelo que possua a funcionalidade adequada para o seu projeto.
Conheça agora mesmo os robôs fixos da PAHC.