Tipos de robôs industriais e suas aplicações

Automatizar tarefas trabalhosas ajuda a economizar tempo, aumentar a produção e melhorar a qualidade do seu produto final, mas antes de entrar no ramo da automação, é importante saber a diferença entre os robôs industriais disponíveis no mercado.

 

Robôs Cartesianos

Os robôs (também chamados de robôs gantry) usam o sistema de coordenadas cartesianas (X, Y e Z) para movimentos lineares nos três eixos (para frente e para trás, para cima e para baixo e de um lado para outro), sendo um dos tipos de robô mais utilizados ​​para aplicações industriais e freqüentemente aplicados a máquinas CNC e impressão 3D.

 

Robôs SCARA

Os robôs SCARA são semelhantes aos robôs cartesianos, pois se movem em 3 eixos e também têm movimento rotativo. Eles se destacam em movimentos laterais e geralmente são mais rápidos e com integração facilitada em relação aos robôs cartesianos. Normalmente, os robôs SCARA são utilizados ​​em processos de montagem e paletização, bem como aplicação bio-med.

 

Robôs Articulados

Este projeto de robô apresenta juntas rotativas e pode variar de simples estruturas de duas articulações rotativas até dez ou mais articulações rotativas. A maioria dos robôs articulados utiliza quatro ou seis eixos e suas aplicações mais comuns são em processos de montagem, soldagem a arco, manuseio de materiais, manutenção de máquinas e embalagem.

 

Robôs Cilíndricos

Os robôs cilíndricos têm uma junta rotativa na base e uma junta prismática para conectar os links. Estes robôs possuem um envelope de trabalho de forma cilíndrica, que se consegue com um eixo giratório e um braço extensível que se move em um movimento vertical e deslizante. São freqüentemente utilizados ​​em espaços de trabalho apertados para montagem simples, manutenção de máquinas ou aplicações de revestimento devido ao seu design compacto.

 

Robôs Delta

Os robôs Delta (também chamados de robôs paralelos), possuem três braços conectados a uma única base, que é montada acima da área de trabalho. Eles funcionam em forma de cúpula e podem se mover com delicadeza e precisão em altas velocidades devido a cada junta ser controlada diretamente por todos os três braços. Os robôs Delta são freqüentemente utilizados em aplicações rápidas nas indústrias alimentícia, farmacêutica e eletrônica.

 

Robôs Polares

Os robôs polares, ou robôs esféricos, têm um braço com duas juntas rotativas e uma junta linear conectada a uma base com uma junta de torção. Os eixos formam um sistema de coordenadas polares e criam um envelope de trabalho em formato esférico. Sua aplicação ocorre em processos de fundição sob pressão, moldagem por injeção, soldagem e manuseio de materiais.

 

Robôs Colaborativos

Os robôs Colaborativos (cobots) são robôs que podem interagir com humanos em um espaço de trabalho compartilhado. Eles são normalmente utilizados na paletização, inspeção de qualidade e manutenção de máquinas.

 

Quer você esteja lidando com a implementação de u projeto de automação industrial e robotização, ou trabalhando com um integrador de sistemas da sua confiança, conhecer os diferentes tipos de robôs disponíveis o ajudará a entender aquele que se adequa melhor à sua necessidade

 

A PAHC Automação executa a programação e a integração de robôs aos processos fabris, atuando desde o estudo de todas as aplicações manuais, até a instalação e partida da produção devidamente otimizada, entregando assim uma solução completa de robotização. Tal solução vem ao encontro das necessidades de redução no tempo de operação e melhoria da segurança e das condições de trabalho das operações que ainda envolvam humanos.
Clique aqui para consultar um de nossos especialistas!