Quando falamos de tecnologias e soluções de automação industrial, os atuadores elétricos e pneumáticos se destacam.
O atuador é responsável por desencadear movimento convertendo energia elétrica ou pneumática em energia mecânica.
Dessa maneira, sua capacidade de transformar entradas de controle em mudanças físicas (como força e movimento) destaca seu papel essencial na automação industrial.
Você quer saber mais sobre as principais diferenças entre os atuadores elétricos e pneumáticos? Então, continue conosco!
Atuadores elétricos
Os atuadores elétricos representam uma tecnologia altamente precisa e versátil, ideal para aplicações que demandam controle preciso de posição, velocidade e torque.
Sua operação silenciosa em comparação com os atuadores pneumáticos os torna ideais para ambientes com restrições de ruído, eliminando a necessidade de compressores barulhentos e reduzindo custos de manutenção e espaço.
Além disso, a eficiência energética é uma vantagem notável, uma vez que a conversão direta de energia elétrica em mecânica elimina a necessidade de ar comprimido.
Sem contar que a integração com tecnologias avançadas, como inteligência artificial e aprendizado de máquina, permite a criação de sistemas de automação realmente sofisticados.
Sendo assim, os atuadores elétricos são frequentemente empregados em setores como saneamento, oleodutos e grandes plantas. Assim, são cada vez mais adotados em indústrias de menor porte devido a melhorias tecnológicas e custos competitivos.
Dessa maneira, sua precisão funcional, operação silenciosa e baixo risco de vazamentos fazem dos atuadores elétricos uma escolha sólida para uma ampla gama de aplicações industriais.
Atuadores pneumáticos
Os atuadores pneumáticos se destacam por sua resposta dinâmica rápida em deslocamentos curtos, sendo ideais para aplicações com ciclos de alta velocidade e cursos reduzidos.
Esse tipo de atuador, alimentado por ar comprimido, é amplamente adotado em indústrias com sistemas de ar comprimido já instalados
Comparados aos atuadores elétricos, os pneumáticos têm um custo relativamente baixo devido à sua simplicidade e ausência de componentes eletrônicos, sendo movidos exclusivamente pela força do ar pressurizado.
Os atuadores pneumáticos são comuns em substituições, manutenções e novas instalações em fábricas com linhas aéreas de ar comprimido. Assim, utilizam o ar pressurizado para gerar energia mecânica, empregando um pistão dentro de um cilindro oco.
Além disso, os atuadores pneumáticos são leves, adaptáveis a diversos ambientes, requerem pouca manutenção e possuem componentes de longa durabilidade.
Portanto, essas características fazem dos atuadores pneumáticos uma escolha viável para aplicações industriais exigentes.
Atuadores elétricos e pneumáticos é na PAHC!
Independentemente da sua escolha, saiba que os atuadores elétricos e pneumáticos da Festo são sempre a melhor escolha.
Afinal, a Festo é reconhecida mundialmente como uma referência na área de automação industrial. Assim, seus produtos são amplamente utilizados em processos de fabricação e automação no mundo todo.
E se você gostou de aprender um pouco mais sobre os atuadores elétricos e pneumáticos, aproveite para dar uma espiadinha nos produtos da PAHC — trabalhamos apenas com atuadores da Festo.
Conheça os atuadores da PAHC e escolha o melhor para o seu projeto e necessidade.