Investir na manutenção preventiva é sempre uma estratégia inteligente para garantir a eficiência do equipamento industrial. Afinal, caso você não invista nela, poderá ter diversos problemas no fluxo de produção.
Na hora da automação industrial, apostar na manutenção periódica é fundamental para manter a qualidade e produtividade na empresa. Além disso, ela é essencial para não interromper os processos industriais.
Quer aprender mais sobre o assunto? Continue a leitura e confira 5 problemas causados pela falta de manutenção em equipamentos industriais. Boa leitura.
1. Risco à segurança dos colaboradores
Um dos problemas mais importantes e que merecem a sua atenção quando o assunto é falta de manutenção é com relação ao risco que você expõe os colaboradores da empresa.
Afinal, os equipamentos podem soltar as peças e até mesmo explodir. Então, se você não investir na manutenção dos equipamentos, poderá colocar em risco a integridade dos colaboradores.
2. Redução da vida útil do equipamento industrial
Se você não investir na manutenção dos equipamentos, eles podem ter uma vida útil muito menor.
Afinal, você só vai perceber que precisa trocar uma peça quando ela já fez um grande estrago no equipamento.
Então, dependendo do caso, será difícil recuperar a máquina e você vai precisar investir em uma nova.
3. Queda da qualidade e produtividade
Quando o equipamento não funciona corretamente, isso prejudica a qualidade do produto final.
Máquinas que não funcionam direito prejudicam o desempenho de todos os processos. Além disso, provocam a queda da qualidade de toda a cadeia produtiva.
A produtividade da equipe também está diretamente relacionada com o desempenho do equipamento. Se a empresa não investe na manutenção, você precisa interromper a produção quando um problema se tornar mais grave.
4. Reduz a competitividade da sua empresa no mercado
Outro grave problema causado pela falta de manutenção preventiva de equipamentos industriais é que você perde competitividade no mercado.
Isso acontece porque quando uma máquina não trabalha com o seu máximo desempenho, ocasiona em:
- erros de produção;
- atraso na entrega dos produtos;
- falhas no processo;
- baixa qualidade do produto.
Tudo isso compromete a qualidade da sua empresa no mercado. Então, além de prejudicar a imagem da sua marca pela falta de credibilidade e comprometimento, você pode perder clientes para a concorrência.
5. Aumento de custos
Todos os problemas que citamos neste conteúdo causam um aumento de custos para a sua empresa.
Acidentes de trabalho, redução da vida útil da máquina, queda da linha de produção e a perda da competitividade da sua empresa fazem aumentar os custos e reduzem os lucros da empresa.
Sem contar que a equipe precisa fazer hora-extra para dar conta de entregar os pedidos atrasados. Por isso, são diversos os custos que você deve considerar.
Sendo assim, não tenha dúvida: investir na manutenção dos equipamentos industriais é sempre a melhor alternativa.
Gostou de aprender mais sobre os problemas causados pela falta de manutenção em equipamentos?
Se sim, complemente a sua leitura aprendendo também: Inspeção de equipamentos e máquinas: como fazer?