Protocolos de redes industriais: quais são os principais?

Os protocolos de redes industriais são códigos criados para que os computadores possam “conversar” e realizar uma série de processos. Portanto, são conjuntos de regras que orientam como será a comunicação.

Por isso, conhecer os melhores protocolos de redes industriais e entender quais são as suas aplicações é importante para escolher a melhor tecnologia a fim de alcançar os resultados almejados.

Afinal, cada um deles têm regras específicas quando o assunto é transferência de dados. Então, fazer a melhor escolha é fundamental para supervisionar e gerenciar melhor os processos.

Vamos conhecer quais são os principais protocolos de redes industriais? Continue conosco!

Profinet

O Profinet é baseado no padrão de Ethernet Industrial e é considerado uma evolução da rede Profibus, sendo muito mais completo. Assim, devido às suas funcionalidades e benefícios, é um tipo de rede que, certamente, está preparado para atender à indústria 4.0.

Profibus

O Profibus é um dos protocolos de redes industriais mais comuns. Ele tem diversas ramificações, sendo uma boa opção de rede para equipamentos e máquinas de médio e grande portes. Ele é independente de fornecedores, o que permite a integração de equipamentos de diversos fabricantes na mesma rede.

>> Você também pode gostar de ler: O que são Redes Industriais?

EtherNet/IP

O EtherNet/IP é um dos protocolos de redes industriais mais novos no mercado. Ele oferece diversas soluções incríveis e versáteis para a sua planta. Além disso, ele é muito rápido quando o assunto é comunicação e transmissão de informações. Sem contar que ele se conecta com facilidade aos equipamentos.

DeviceNet

O DeviceNet é um protocolo de rede aberto que se preocupa com a velocidade de transmissão dos dados. Dessa forma, ele opera com diversos dispositivos (mesmo os analógicos).

CANopen

O CANopen (rede CAN) opera sem a necessidade de um computador host, sendo considerado uma rede multimestre. Ele é indicado para projetos que exigem uma comunicação mais complexa e apresenta um ótimo custo-benefício.

EtherCAT

Um dos maiores benefícios do EtherCAT é que ele apresenta uma ótima velocidade de comunicação e empacotamento de dados. Dessa forma, oferece uma série de vantagens quando o assunto é automação industrial.

Modbus

O Modbus é um dos protocolos de redes industriais mais antigos (ele foi criado em 1979). Apesar disso, costuma se adequar com facilidade às mais diversas aplicações. Ele apresenta um ótimo custo-benefício, principalmente porque não precisa da aquisição de softwares ou chips.

AS- interface

A AS- interface foi desenvolvida nos anos 90 e continua sendo um dos protocolos de redes industriais mais práticos e simples para os processos de automação industrial. Além disso, um dos principais benefícios, além das suas funcionalidades, é que ele apresenta um ótimo custo.

ControlNet: um dos principais protocolos de redes industriais

A rede ControlNet é muito rápida e costuma atender bem às demandas de alto fluxo de dados. Ela apresenta ótimas funcionalidades e benefícios, principalmente com relação à qualidade, performance e alta velocidade.

Gostou de aprender mais sobre os protocolos de redes industriais? Sabia que o time de técnicos e engenheiros da PAHC Automação é especializado em Redes Industriais e todos os protocolos de comunicação industrial?

 

Clique aqui para consultar um de nossos especialistas!