Internet das coisas industrial: qual é a sua importância?

A tecnologia permite que estejamos cada vez mais conectados. Assim, a Internet das Coisas Industrial (IIoT) já é uma realidade para muitas empresas que utilizam a automação industrial para melhorar os seus processos e produtos.

Dessa maneira, a Internet das Coisas Industrial é uma evolução da IoT, porém, desta vez (e como o próprio nome sugere), voltada para as indústrias do futuro.

Afinal, precisamos considerar que, com a chegada de novas tecnologias inovadoras (como a Indústria 5.0, conexão 5G, Big Data, Realidade Virtual e Aumentada), faz com que as indústrias e empresas tenham mais eficiência e confiabilidade em suas operações.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue conosco e confira qual é a importância e os benefícios da Internet das Coisas Industrial. Vamos lá?

Aumento da eficiência industrial

Com a chegada de diversas tecnologias que permitem mais conectividade para o dia a dia industrial, há um aumento significativo da eficiência no fluxo produtivo.

Então, empresas que utilizam a IIoT conseguem aumentar a sua produtividade e, consequentemente, a concorrência mercadológica.

Melhora os níveis de segurança na indústria

A automação industrial, por meio de sensores e sistemas mais inteligentes, garante que os equipamentos e as máquinas estejam sempre operando em segurança.

Dessa maneira, além da alta performance, a IIoT contribui para proteger os colaboradores contra os acidentes de trabalho. Então, ela traz mais segurança para o dia a dia nas indústrias.

Aumenta a eficiência energética

Sabemos que uma das maiores despesas das indústrias é a conta de energia elétrica. No entanto, com o uso da Internet das Coisas Industrial, há uma redução significativa no gasto de energia.

Isso porque, por meio de relatórios inteligentes, é possível conferir indicadores que contribuem para a melhoria dos processos, como:

  • quando e onde estão desperdiçando energia;
  • quais são os desperdícios operacionais;
  • quais são as máquinas e equipamentos com possíveis problemas;
  • como obter mais eficiência nos equipamentos;
  • e muito mais.

>> Você também pode gostar de ler: Como a Internet das Coisas pode ajudar na redução de custos?

Otimiza a tomada de decisão

Quando os líderes têm acesso a uma série de relatórios inteligentes, podem basear as suas decisões em dados reais do negócio.

Isso ajuda a coletar informações confiáveis e, consequentemente, elaborar estratégias mais eficazes para turbinar os resultados da indústria.

Garante a manutenção preditiva

Sempre que falamos em máquinas e equipamentos da automação industrial, realizar a manutenção preditiva é fundamental.

Assim, mais um benefício da IIoT é que ela ajuda a prever quando um equipamento ou máquina pode ter uma falha.

Dessa forma, você consegue agir para prevenir a intercorrência e evitar que isso se torne um problema — como a parada total do chão de fábrica para consertar um equipamento, por exemplo.

Promove mais qualidade para os produtos e processos

As indústrias do futuro estão superando as suas expectativas quando o assunto é qualidade dos produtos e processos.

Assim, a IIoT ajuda a elaborar processos muito mais eficientes, entregando ao cliente um resultado incomparável. Dessa forma, você aumenta a satisfação e fidelidade dos seus clientes.

Além disso, com essas poderosas ferramentas tecnológicas, é uma maneira para se destacar no mercado, crescendo e prosperando cada dia mais.

Você gostou de aprender um pouco mais sobre a importância da Internet das Coisas Industrial?

Se sim, aproveite e complemente o seu estudo no assunto lendo também: Confira 5 tendências da automação industrial. Até o próximo conteúdo!