Acelerar os processos na indústria, otimizar seus recursos e melhorar a performance da empresa é algo que todos desejam, mas nem sempre os passos tomados os guiam nesse sentido. Se você está notando que o seu negócio precisa melhorar o tempo de produção e a sua eficiência, abaixo destacamos algumas dicas importantes para acelerar e otimizar os seus processos industriais!
O que pode influenciar na performance da minha indústria?
Existem vários itens que podem ajudar você a otimizar os seus processos industriais, mas primeiro é preciso entender a sua realidade e saber o que está causando lentidão e baixa performance na sua indústria.
Para entender quais são os principais gargalos de produção é essencial que você defina os principais indicadores de performance (KPIs) do seu negócio. As questões mais comuns que podem atrapalhar os seus processos são:
- tempo de processamento alto;
- grande quantidade de material consumido ou muito desperdício e perdas;
- falhas de equipamento e paradas;
- configurações de máquinas e ajustes;
- velocidade de processo reduzida;
- produção com qualidade abaixo do esperado (alto nível de retrabalho).
A falta de controle de todo o processo produtivo (que vai desde a compra da matéria-prima até o rastreio do item final) é um ponto que costuma acontecer em muitas indústrias e pode acabar levando a performances abaixo do esperado, lentidão nos processos, atrasos nas entregas ou produto final sem qualidade esperada.
Como tornar meus processos industriais mais rápidos e efetivos?
As boas práticas de uma produção industrial eficiente e realmente produtiva passam por vários processos. Alguns deles são fundamentais para você evitar os desperdícios e otimizar sua gestão.
Cuide do seu estoque
Como dissemos o fluxo produtivo é algo que engloba não apenas o chão de fábrica, mas todo o planejamento necessário para que a sua produção ocorra. Nesse sentido, o gerenciamento correto do estoque é extremamente importante. Afinal, se não existir materiais disponíveis dentro do tempo adequado, a sua produção se tornará menos eficiente, lembrando que, algumas indústrias, podem sofrer com a sazonalidade, por exemplo, e estar atento a isso é muito importante.
Monitorar o estoque de maneira eficiente é uma ótima estratégia para acelerar seus processos industriais e otimizar seus custos. Hoje, existem muitas tecnologias integradas capazes de diagnosticar de forma automática a sua necessidade de estoque e de oferecer relatórios personalizados que ajudam muito a tornar o dia a dia das indústrias mais eficientes.
Automatize seus processos
A automatização industrial é uma das melhores formas de ganhar tempo e qualidade na sua produção. Além de aumentar a níveis importantes a sua produtividade, a automação ainda ajuda a reduzir o tempo de paradas das máquinas e a quantidade de manutenções.
A automação oferece muitos benefícios que podem ajudar a tornar a sua indústria mais eficiente, como:
- aumento da segurança (graças aos alertas sonoros ou luminosos e os processos industriais);
- melhora na qualidade do produto final, capacidade de monitoramento;
- controle e auxílio nas tomadas de decisões;
- redução de custos (desperdiçando menos material e exigindo menor quantidade de mão-de-obra);
- aumento da competitividade do seu negócio.
Hoje é possível encontrar soluções em automação para todas as necessidades, tamanhos, tipos e portes de indústria, com custos reduzidos de aplicação e muitos benefícios que vão ajudar a reduzir os seus gargalos e melhorar a sua performance como um todo.
Reduza os problemas das suas máquinas
Equipamentos que não funcionam adequadamente ou que vivem parados na manutenção certamente contribuem para tornar seus processos industriais mais lentos e menos eficazes. Muitas vezes, mesmo executando trabalhos de manutenções preventivas, os gestores sentem-se frustrados com os problemas que continuam a surgir.
Além do fato de usar equipamentos antigos ou que não estejam adequados à sua demanda, pode ser que você não esteja regulando seu maquinário de forma correta ou ainda que seus funcionários não estejam usando-os da maneira exata.
Todas essas questões podem ser reduzidas drasticamente com o uso dos sensores inteligentes, que conseguem fazer uma leitura da sua linha de produção e de ajustar automaticamente as configurações ideais dos equipamentos para a necessidade de trabalho.
Os sensores ainda ajudam na emissão de relatórios periódicos e atualizados indicando as possíveis falhas e o que deve ser feito para evitar que elas aconteçam. Tudo isso se traduz em maquinários mais eficientes e produtivos, com menor tempo de parada e com custos reduzidos de manutenção.
Diminua as perdas na sua cadeia produtiva
As perdas de materiais ou de insumos (como energia elétrica) são fontes inesgotáveis de problemas, lentidão e custos adicionais para os gestores. Novamente, a tecnologia e a automação podem ajudar nesse sentido.
Uma linha de produção inteligente, com uma comunicação adequada entre todos os equipamentos, sistemas e maquinários permite que as perdas sejam reduzidas e que os seus itens finais apresentem uma qualidade superior. O que resulta em processos industriais mais rápidos e efetivos.
A PAHC é especialista em Automação Industrial, atuando no mercado desde o ano 2000. Fornecemos soluções completas para a infra-estrutura em diversos segmentos, utilizando sensores industriais das principais marcas do mercado, com estoque local, atendimento diferenciado e disponível para todas as etapas do seu projeto, desde a análise até a concepção.
Clique aqui para enviar sua solicitação a um de nossos especialistas!