Um servomotor é uma máquina eletromecânica muito eficiente na automação industrial, funcionando pelo controle do movimento direcionado à uma determinada posição com velocidade monitorada.
Sua característica mais marcante é a capacidade de movimentar seu braço até uma posição determinada e mantê-lo. Os modelos podem variar pelo tamanho, torque, velocidade, material das engrenagens, liberdade do giro do eixo e consumo.
Como funcionam os Servomotores
O servomotor pode ser acionado por controles externos variados como microcontrolador, receptor de controle remoto ou um controlador de circuito analógico. O controlador envia um sinal codificado para o servomotor, com instruções em relação a direção da operação, que mantém a posição até que o usuário envie outra instrução. Como são objetos pequenos, resistentes e relativamente de baixo custo, os servomotores são uma excelente opção para uma ampla variedade de desenvolvimentos.
De acordo com a composição, funcionamento e aplicabilidade, os servomotores são classificados em três categorias:
- AC Síncrono: um servomotor que depende de realimentação fornecida por meio de um resolver, um tipo de transformador de alta frequência (entre 5KHz e 10KHz) que funciona como um gerador;
- AC Assíncrono: um servomotor mais robusto, com funcionamento similar aos motores trifásicos e outros motores convencionais, porém com a controlabilidade de um servomotor síncrono e realimentação fornecida por encoder, um tipo de transdutor de posição angular;
- Corrente Contínua (DC): um servomotor DC funciona de forma semelhante a um motor DC comum, entretanto dispõe de um controlador para realimentação.
Sendo assim, podemos dizer que os servomotores são ideais para suportar altas sobrecargas, já que a velocidade com que eles sincronizam os eixos eleva a qualidade do processo. Além disso, são diversas as opções de controladores e dimensionamento para aplicações que exijam máxima segurança.