A automação industrial já é realidade e a grande maioria das empresas está apostando em trazer o melhor da era digital para incrementar os próprios processos.
Se você acompanha as novidades em tecnologia voltadas ao ramo industrial, já deve ter ouvido falar sobre IoT e os robôs colaborativos.
Os robôs colaborativos se mostram como a grande aposta para o futuro; afinal, são máquinas que podem trabalhar lado a lado com o ser humano em uma linha de produção mantendo a precisão necessária para a realização das tarefas.
Falando assim, parece algo inimaginável, não é mesmo? Pois saiba que os robôs colaborativos já são realidade e eles podem trazer muitas vantagens para a sua empresa.
Continue conosco e saiba quais. Boa leitura!
Garante uma economia de investimento
Investir em tecnologia é sempre um processo de altas cifras. Se você deseja implantar um robô colaborativo na sua empresa, saiba que você não precisa desembolsar tanto quanto se optasse por um do modelo industrial.
Além disso, o robô colaborativo não necessitará de uma célula de trabalho, os colaboradores não precisarão de treinamento e a empresa não terá que contar com um especialista em robótica no seu quadro de funcionários.
Promove mais segurança para os colaboradores
Os robôs colaborativos criados em conjunto com estratégias de automação podem trabalhar junto aos colaboradores da empresa, não havendo necessidade de fazer um cercado específico para eles.
O robô colaborativo pode trabalhar ao lado de outro funcionário como um verdadeiro colega de trabalho.
A única atenção que precisa ser dada é à ferramenta que será acoplada ao robô colaborativo para, caso aconteça uma falha, ela não venha a machucar algum humano que esteja por perto.
É de fácil programação
O robô colaborativo é de fácil programação. Um trabalhador do setor pode montá-lo e configurá-lo facilmente, sem precisar parar toda a produção para que isso seja feito.
Além disso, por ser leve, o robô colaborativo pode ser reconfigurado e levado para outros setores da empresa sempre que houver necessidade.
Dentro das configurações de um robô colaborativo, ele pode: mover, girar, sentir, sensoriar e tomar decisões baseadas em inteligência artificial e machine-learning.
Permite a realização de mais de uma tarefa
O robô colaborativo pode possuir um ou dois braços, conforme a necessidade da empresa.
Os robôs de dois braços são utilizados, geralmente, no setor de montagem, principalmente de peças pequenas ou, então, para o aperto dos parafusos. Além de serem mais flexíveis, os robôs conseguem realizar as tarefas em bem menos tempo.
Existe, ainda, uma certa dificuldade de programação para que os robôs colaborativos consigam atuar com os dois braços coordenados, por isso eles não são tão vistos nas empresas.
Conheça os robôs da PAHC Soluções em Automação Industrial
Na PACH Soluções em Automação Industrial você encontra a linha de robótica com robôs exclusivos da OMRON.
Navegando pelo nosso site, você conhecerá os modelos de robôs fixos, robôs colaborativos e robôs móveis.
Chegou a hora de levar a tecnologia para dentro da sua empresa e tornar os seus processos mais rápidos e superiores em qualidade.
Conheça os robôs OMRON da PACH. Estamos esperando a sua visita.