Reduzir os custos com a manutenção dentro de uma empresa é o sonho de qualquer gestor. De acordo com dados divulgados pela consultoria McKinsey, a Internet das Coisas, do inglês, Internet of Things (IoT), pode ajudar o empreendedor a economizar.
O estudo mostra que realizar a manutenção preditiva em conjunto com as inúmeras possibilidades da Inteligência Artificial pode proporcionar uma redução de até 40% nos custos de manutenção, uma diminuição de até 50% no tempo em que as máquinas ficam paradas e, ainda, aumentar a vida útil do maquinário em 20% a 40%.
Neste artigo, vamos entender como é possível implementar a tecnologia IoT na indústria para melhorar os processos e o produto final. Boa leitura!
Diminua os riscos de falhas
Maquinário parado é sinônimo de perda de produtividade e, consequentemente, um lucro menor. A Indústria 4.0 auxilia o gestor a monitorar todos os equipamentos da empresa para que eles se mantenham sempre em total funcionamento.
Com o auxílio dos algoritmos, é possível identificar sinais que aparecem antes de uma falha e, assim, tornar o processo mais inteligente.
A manutenção preditiva já é adotada por muitas empresas e, tendo as informações certas, você verá que ficará ainda mais fácil manter o equipamento em dia. Diga adeus de uma vez por todas ao tempo perdido com a inatividade dos maquinários.
Reduza o desperdício na indústria
Desperdiçar tempo e material é um fator que faz cair o rendimento de uma produção inteira. Nesse sentido, a análise IoT consegue reduzir os rejeitos e melhorar o rendimento. E o melhor: ela faz isso em tempo real para que os empreendedores e gestores consigam ver onde está o gargalo de perda da produção.
Levar a automação para as indústrias também traz uma maior garantia de que as configurações das máquinas estejam corretas e de que não haverá erros que acabarão em desperdício.
Por meio da análise IoT, o gestor consegue receber as informações reais e ver o que pode ser modificado visando sempre a satisfação e a fidelização do cliente.
Acredite nas pessoas
A automação industrial apresentou aos empreendedores um cenário que, até então, era considerado apenas do futuro: com o auxílio da tecnologia, é possível reduzir desperdícios e custos, diminuir falhas e melhorar os processos de produção.
Contudo, mesmo com a inovação da IoT, o gestor não pode esquecer de colocar o colaborador em primeiro lugar. Para que a implementação da Indústria 4.0 ocorra com sucesso, o profissional não pode se sentir esquecido ou substituído.
Portanto, é preciso entender e repassar a informação de que a tecnologia irá trabalhar em conjunto com o potencial humano e que uma não exclui a outra.
Conheça os serviços e soluções da PAHC
A PAHC Soluções está há 21 anos no mercado de automação industrial oferecendo os melhores serviços e soluções aos seus clientes.
Entre em nosso site e confira um pouco mais sobre o nosso trabalho. Estamos aguardando o seu contato e teremos o maior prazer em tê-lo como cliente!