Todo o gestor ou líder de produção deseja reduzir custos na sua indústria, porém é necessário analisar muito bem quais desses custos serão cortados, considerando que muitos deles podem impactar diretamente na qualidade e na quantidade do que se produz, criando assim mais problemas do que benefícios.
A manutenção industrial é um indispensável para que tudo esteja em pleno funcionamento, e está diretamente relacionada a redução de custos da produção, garantindo que os maquinários operem da forma correta, melhorando o ciclo de vida dos ativos, reduzindo as paradas de produção e ainda diminuindo os custos não planejados.
Porém, apesar de extremamente necessária, a manutenção industrial também pode significar custos extras capazes de impactar diretamente no preço do seu produto (e, algumas vezes, até deixá-lo menos competitivo). Sendo assim, listamos algumas maneiras bem eficientes de reduzir seus custos.
Avalie o cenário atual
A melhor maneira de otimizar seus custos com a manutenção é entender a realidade da sua indústria. Por isso, comece avaliando o histórico da empresa, os principais problemas que a produção tem enfrentado, as possíveis causas, entre outras questões. Analisando friamente esses dados, ficará mais fácil identificar algumas diretrizes que ajudam a fazer uma manutenção mais eficiente e otimizar os recursos desse setor.
Trabalhe com programas de controle
Estudos preventivos como o LCC (Life Cycle Cost) podem ser realizados junto das equipes de engenharia de forma periódica e sistêmica para ajudar a reduzir a frequência das manutenções e otimizar os recursos com esse setor.
O LCC produz uma avaliação econômica dos custos envolvidos para manter um equipamento funcionando durante toda a sua vida útil. Com esse estudo teremos os custos de aquisição, instalação, operação, manutenção, desativação e descarte.
O LCC é muito importante porque permite que as suas equipes consigam planejar as manutenções e substituições no momento exato, melhorando o desempenho das suas máquinas sem que estas entrem no fim da sua vida em um período inesperado, o que pode significar custos elevados.
Mapeamento de vulnerabilidade
Inspecionar criteriosamente os pontos de vulnerabilidade de todos os equipamentos, pontuando as principais possíveis quebras e falhas irá mapear as principais intervenções que precisaríam ser realizadas e as datas estimadas, planejando de forma segura as manutenções e fazendo com que a negociação de valores e datas de entrega de serviços e materiais seja planejada, reduzindo os custos envolvidos.
Análise de falhas
A análise de falhas auxilia a otimizar os custos buscando avaliar quais são as falhas mais recorrentes e qual é o motivo raiz gerador daquela falha. Ao entender o que está causando determinada falha (ou falhas similares) fica mais fácil resolver o problema e evitar que a questão seja recorrente, diminuindo os gastos
Programas de melhorias
Envolva os colaboradores na busca de ideias, inovações e soluções que tornem a produção mais eficiente, reduzindo todos os custos envolvidos. Esse tipo de programa pode ser aplicado em vários setores dentro da empresa, inclusive na área de manutenção.
Muitas vezes, os funcionários que lidam diariamente com o maquinário possuem uma visão muito mais prática dos procedimentos ajudando e contribuindo com soluções diferenciadas para os problemas mais recorrentes e evitando que as falhas ocorram com frequência.
Fornecedores de serviços e de peças de manutenção
É essencial ter mais de um fornecedor e, se possível, desenvolver também a nacionalização de materiais. Para isso, as equipes de engenharia podem trabalhar em conjunto realizando estudos, testes e avaliações de novos fornecedores.
Invista em novas tecnologias
Além de modernizar o maquinário principal, investir em soluções tecnológicas é uma ótima maneira de otimizar os seus custos com a manutenção industrial.
Hoje é possível encontrar soluções para todos os tipos e portes de indústria. Os sensores de automação por exemplo, permitem uma comunicação mais rápida e eficiente nas suas linhas de produção e reduzem as chances de falhas. Se quiser ir além, uma solução mais completa já será capaz de realizar diagnósticos contínuos, evitando falhas e reduzindo significativamente os custos com manutenção.
A PAHC é especialista em Automação Industrial, atuando no mercado desde o ano 2000. Fornecemos soluções completas para a infra-estrutura em diversos segmentos, utilizando equipamentos das principais marcas do mercado, com estoque local, atendimento diferenciado e disponível para todas as etapas do seu projeto, desde a análise até a concepção.
Saiba como um sistema de automação industrial pode otimizar os resultados da sua empresa! Clique aqui e fale com um de nossos especialistas ou antes de entrar em contato, conheça nossas soluções em automação industrial clicando aqui!