Os sensores industriais são dispositivos capazes de detectar e responder com eficiência a sinais do ambiente. Mas, o que seriam esses “sinais”? Estamos falando de luz, calor, movimento, umidade, pressão ou qualquer variável que seja possível detectar por meio de sensores industrais.
Quando um sensor recebe um sinal específico, ele emite um sinal de saída, que poderá ser convertido e interpretado por outros dispositivos de controle, mas para isso, você precisa utilizar o sensor correto para a finalidade que deseja monitorar e por isso, trazemos algumas das principais opções que podem ser implementadas à sua operação.
Sensores de pressão
Ideais para o monitoramento de processos e a medição da pressão de meios gasosos, líquidos e viscosos. Estes sensores de pressão permitem uma montagem flexível e uma operação confiável do sistema, sendo possível ainda por alguns modelos executar a programação, visualizar a pressão atual e outras informações de diagnósticos diretamente no sensor.
Sensores indutivos
Esses sensores são perfeitos para o segmento de metais, pois oferecem um registro de posição exato e sem contato, o que é essencial para os processos de automação industrial. São capazes de monitorar, controlar e automatizar processos e estados de maneira confiável e com qualidade máxima.
Os sensores indutivos são normalmente otimizados em relação à aplicação: de distância de comutação padrão até elevada, de resistente a altas temperaturas e pressão até fator 1, de mini até maxi, além de serem livres de desgaste, imunes à sujeira e a prova de curto-circuito.
Sensores capacitivos
Os sensores capacitivos detectam líquidos, granulados e pós em contato direto ou através de paredes de recipientes não metálicos.
Esses sensores estão disponíveis em diferentes formatos construtivos, inclusive extremamente reduzidos. Na forma de sensores para colagem, eles se ajustam de maneira flexível em relação ao formato do invólucro e são de montagem fácil.
Sensores magnéticos para cilindros
Os sensores magnéticos para cilindros são utilizados principalmente no monitoramento da posição do êmbolo em cilindros e garras, com detecção sem contato e confiável. Para tal, o sensor identifica o campo dos ímãs integrados no êmbolo através da parede do atuador.
Por meio do seu registro de posição, os sensores funcionam de maneira absolutamente confiável e sem desgaste, ou seja, sem queima dos contatos e sem interferências. A posição do êmbolo é detectada de modo confiável também em velocidades de deslocamento elevadas.
Sensores optoeletrônicos
Os sensores optoeletrônicos detectam de maneira confiável a presença de objetos. Eles também verificam com segurança e grande precisão o formato, a cor, a distância ou a espessura. Quando comparados aos interruptores de proximidade com tecnologia indutiva ou capacitiva, eles possuem uma zona de detecção significativamente maior.
Sensores com codificação magnética
Os sensores com codificação magnética são desenvolvidos para o posicionamento preciso e o registro da velocidade em aplicações altamente dinâmicas. Opcionalmente podem ser equipados com corpos de medição lineares ou rotativos com codificação magnética. Eles são apropriados tanto para aplicações lineares como rotativas, tanto para o registro de posição incremental como absoluto.
A sua fabricação robusta permite a utilização em condições ambientais extremas e mesmo nestes casos, os sensores garantem a elevada disponibilidade das suas máquinas e instalações.
Sensores ultrassônicos
Seja o registro de posição, a medição de distância ou o registro de meios sólidos, em pó ou líquidos, os sensores ultrassônicos são versáteis, precisos e capazes de medir níveis, alturas, curvaturas, ou ainda controlar presença e contar objetos, tudo isso sem contato. De aplicação universal, eles trabalham independentemente da cor e das características da superfície, além de não seren influenciados por objetos transparentes com reflexões intensas. A névoa, poeira ou sujeira também não são um problema.
Os sensores ultrassônicos diferenciam-se através do seu sinal de saída. Por meio de uma versão de comutação e uma versão analógica, é possível tanto detectar e contar objetos de modo confiável, como também determinar distâncias com altíssima precisão e isto é o que garante a sua aplicação totalmente versátil.
Qual o sensor industrial é ideal para a operação da minha indústria?
Na verdade, não existe um sensor que seja perfeito para todas as atividades industriais. Para cada aplicação existem sensores que se adequam melhor, atendendo com maior precisão à necessidade para a qual ele será instalado. Por isso, é preciso analisar o seu processo e em seguida, buscar o sensor que melhor se enquadra ao que sua aplicação necessita.
A PAHC é especialista em Automação Industrial, atuando no mercado desde o ano 2000. Fornecemos soluções completas para a infra-estrutura em diversos segmentos, utilizando sensores industriais das principais marcas do mercado, com estoque local, atendimento diferenciado e disponível para todas as etapas do seu projeto, desde a análise até a concepção.
Clique aqui para enviar sua solicitação a um de nossos especialistas!