A indústria 4.0 já é uma realidade em diversos segmentos e tem se tornado uma verdadeira referência em alguns setores, trazendo benefícios reais como redução de custos, de consumo de recursos, maior produtividade e melhor qualidade nos itens produzidos.
Apesar disso, esses avanços ainda estão caminhando em passos um pouco mais lentos no Brasil e são poucos os gestores que entendem a importância de começar a investir hoje na indústria 4.0 para que o resultado seja visualizado no futuro do seu negócio, inclusive diferenciando a sua marca e tornando-a muito mais competitiva.
Mas, afinal, o que é a indústria 4.0?
Se você nunca ouviu falar na indústria 4.0 ou ainda não entendeu exatamente como ela funciona, não tem problema. Saiba que esse termo é realmente um pouco complexo – e capaz de deixar alguns gestores confusos.
A indústria 4.0 começou a surgir na Alemanha, em 2013, fomentada pelo governo desse país, que buscava meios de integrar a tecnologia disponível na época para os meios de produção, buscando atualizar a indústria e torná-la mais eficiente e inteligente.
De lá para cá, inúmeros avanços contribuíram nesse sentido, graças a algumas revoluções importantes como a internet das coisas (IoT), os sistemas cibernéticos e o big data. A partir desses avanços, foi possível começar a planejar uma indústria inteligente, que fosse capaz de conectar todos os seus equipamentos e softwares, com uma comunicação rápida e com a geração de dados precisos.
Na prática isso significa uma indústria capaz de entender as suas necessidades e de fazer, automaticamente, modificações que permitam se adequar a realidade produtiva daquele momento. Ou seja, se, em um determinado momento, a sua indústria precisar, por exemplo, produzir mais ou menos (devido a escassez de matéria prima ou a alta demanda do mercado), rapidamente os seus equipamentos poderão “atualizar” seus sistemas e adequar a sua linha de produção para essa necessidade.
Além disso, a indústria inteligente ainda é capaz de fazer uma leitura constante de todos os equipamentos, indicando os momentos mais adequados para a manutenção e também programando seus equipamentos para trabalharem na melhor capacidade, utilizando menos recursos e obtendo mais produtividade e eficiência.
Por que eu deveria estar pensando na indústria 4.0 agora mesmo?
Depois de ler essa explicação, você está achando que a indústria 4.0 na verdade é ficção científica e que ainda está bem distante da sua realidade? Pois saiba que, na verdade, pensar na indústria 4.0 hoje pode trazer inúmeros benefícios para o presente e o futuro do seu negócio.
Embora no Brasil as iniciativas nesse sentido ainda sejam menores do que em vários outros países, a indústria inteligente é hoje uma realidade da qual não existe como fugir. O uso das tecnologias deverá ser incorporada por todas as empresas que desejam continuar operando e crescendo – sem serem “engolidas” pelo mercado.
Afinal, todas essas revoluções apenas surgiram porque o padrão de consumo foi modificado. Eles exigem marcas mais sustentáveis, que façam uso racional dos recursos naturais, e que ofereçam produtos personalizados e sob demanda. Na área industrial, os consumidores têm voz ativa na sociedade e não querem mais consumir produtos padronizados e sem qualidade, que não têm aplicação prática nas suas vidas ou que não contribuem para as suas rotinas.
A indústria precisa se adequar a todas essas mudanças e os gestores precisam estar atentos às novas tecnologias que permitem produzir mais e melhor, com capacidade de personalização e de modificações, com menor impacto ambiental e, claro, com informações precisas e em tempo real que ajudem a tomar decisões eficientes e certeiras, que realmente coloquem a sua marca um passo a frente da concorrência.
Investir em tecnologia hoje pode fazer com que, em um futuro próximo, quando a indústria 4.0 explodir no Brasil, o seu negócio já esteja estruturado e pronto para competir por igual com os mercados internacionais, oferecendo exatamente aquilo que o seu cliente deseja, com valor competitivo.
Se você deixar para pensar em inovações tecnológicas apenas quando começar a ser “engolido” pelo mercado, poderá não ter tempo hábil para reagir frente a essas mudanças e o resultado será o fracasso do seu negócio.
Quais as vantagens que a indústria 4.0 pode trazer para minha empresa hoje?
É claro que pensar no futuro é extremamente importante, mas começar a investir na indústria 4.0 também pode lhe trazer resultados expressivos no presente, como:
- Redução de custos e aumento da produtividade
Produzir mais, com custos operacionais menores é o sonho de todo gestor – e isso é possível contando com o auxílio da tecnologia. Como você viu ao longo desse conteúdo, as soluções da indústria 4.0 permitem que a sua indústria produza com menos água, energia elétrica e matéria prima, além de oferecer um controle muito maior sobre todas as variáveis que impactam a sua produção.O que isso significa? Custos reduzidos em todas as etapas produtivas, evitando o desperdício de matéria prima, a degradação de produtos prontos em armazenamentos mal geridos, o desperdício de recursos em manutenções constantes e paradas não programadas da sua produção, os custos elevados com excesso de mão de obra, entre muitas outras questões.Melhorando e reduzindo todos os gargalos produtivos, você terá capacidade de produzir muito mais, já que a sua indústria será mais eficiente e esse aumento de produtividade poderá significar ganhos muito maiores, otimizando as suas finanças.
- Qualidade maior dos itens produzidos
Você já viu que os consumidores estão muito mais exigentes, principalmente porque eles têm a disposição muito mais produtos e marcas. Por isso, não dá mais para você oferecer produtos com qualidade abaixo da média.Com a automação industrial, por exemplo, você conseguirá garantir a padronização na sua linha de produção, com garantia de qualidade final acima da média. Afinal, os seus processos de produção e inspeção não dependerão mais da capacidade humana, reduzindo as chances de falhas, erros e retrabalhos.
- Maior análise de dados para tomada de decisões
Com o mercado cada vez mais dinâmico, tomar decisões rápidas e certeiras é extremamente importante. Mas, para conseguir isso você precisa ter acesso a dados precisos e em tempo real que ofereçam suporte às suas decisões, permitindo identificar os pontos em que os gastos podem ser reduzidos, as formas de ampliar a produção, como tornar sua logística mais assertiva e assim por diante.A indústria 4.0 se baseia justamente na leitura constante de todos os ativos da sua fábrica, oferecendo dados precisos e usáveis graças ao big data, permitindo que os gestores tornem seus negócios ainda mais competitivos e eficientes. Equipamentos com tecnologia OI-Link é uma tecnologia que possibilita o compartilhamento das informações em tempo real e alta confiabilidade.
Depois de analisar todas essas informações, você está convencido de que pensar na indústria 4.0 hoje pode trazer inúmeros benefícios a sua empresa no presente e no futuro? Se você gostou desse conteúdo, compartilhe-o em suas redes sociais e ajude os seus amigos empresários a se preparem para o futuro na indústria!
A PAHC é especialista em Automação Industrial, atuando no mercado desde o ano 2000. Fornecemos soluções completas para a infra-estrutura em diversos segmentos, utilizando equipamentos das principais marcas do mercado, com estoque local, atendimento diferenciado e para todas as etapas do projeto, desde a análise até a sua concepção.
Saiba como um sistema de automação industrial pode otimizar os resultados da sua empresa! Clique aqui e fale com um de nossos especialistas ou antes de entrar em contato, conheça nossas soluções em automação industrial clicando aqui!