Quando falamos em equipamento pneumático industrial, logo lembramos do seu principal componente, o cilindro pneumático.
Neste artigo, a PAHC, que é especialista em Automação Industrial, explica o que são cilindros pneumáticos, quais os tipos existentes atualmente no mercado e as vantagens da sua utilização.
Boa leitura!
O que são cilindros pneumáticos?
Cilindros pneumáticos são equipamentos de automação industrial que fazem a conversão do ar comprimido para um movimento e/ou força. Interessante, não é mesmo? Esse movimento é utilizado pelas indústrias em máquinas e processos.
Quando a empresa pensa no custo-benefício, o cilindro pneumático se mostra como uma opção mais simples e barata quando comparado aos cilindros hidráulicos ou aos atuadores elétricos.
Atualmente, existem muitos tipos de cilindros pneumáticos disponíveis no mercado. Vamos conferir agora um pouco sobre alguns deles.
Quais são os tipos de cilindros pneumáticos?
Ao procurar um modelo de cilindro pneumático para adquirir, você encontrará diversos tipos disponíveis. Neste artigo, vamos conhecer os principais, começando pelo cilindro pneumático de dupla ação.
- Cilindro pneumático de dupla ação
O cilindro pneumático de dupla ação é o mais utilizado atualmente. Nesse tipo de cilindro, o ar comprimido é usado para mover o cilindro em duas direções, a extensão e a retração.
Esse modelo de cilindro pneumático pode ou não ter um amortecimento no fim de cada curso. Inclusive, grande parte dos fabricantes já colocam os parafusos para fazer o ajuste do amortecimento.
Dessa forma, o cilindro pneumático de dupla ação pode conter, ainda, um pistão magnético para indicar a posição exata do cilindro em cada etapa do processo.
- Cilindro pneumático de simples ação com retorno por mola
No cilindro pneumático de simples ação com retorno por mola a força em um lado é exercida pelo ar comprimido e do outro por uma mola.
Assim, esse tipo de cilindro é mais difícil de fabricar, tem mais peças e, por isso, acaba se tornando mais caro que o pneumático de dupla ação.
- Cilindro pneumático sem haste
Esse tipo de cilindro pneumático não tem haste. Assim, o movimento é produzido sem aumentar o tamanho ocupado pelo cilindro.
Por isso, ele é o preferido de quem precisa economizar espaço. Ele permite, ainda, velocidades mais altas de acionamento.
Além destes, existem outros tipos de cilindros pneumáticos utilizados na automação industrial:
- cilindro pneumático rotativo;
- molas pneumáticas;
- cilindro pneumático do tipo ISO;
- cilindro pneumático com haste passante;
- cilindro pneumático com múltiplas posições;
- cilindro pneumático anti-giro;
- cilindro pneumático com guia;
- cilindro pneumático com freio;
- cilindro pneumático com curso ajustável.
Portanto, antes de adquirir um cilindro pneumático é interessante conhecer melhor cada um dos tipos.
Dessa forma, você analisa qual se encaixa melhor nas necessidades da sua empresa.
Quais são as vantagens dos cilindros pneumáticos?
Os cilindros pneumáticos possuem muitas vantagens, sendo as principais:
- proporciona menos espaço para armazenar fluidos;
- por ser um gás, não causam gotejamento e tornam o ambiente mais limpo;
- fácil obtenção do gás;
- a eliminação do gás não causa danos ao meio ambiente;
- fácil instalação, manutenção e utilização.
Na PAHC você encontra diferentes tipos de cilindros pneumáticos do fabricante FESTO. Escolha o melhor em automação industrial para a sua empresa, escolha PAHC. Estamos ansiosos pela sua visita em nosso site!