Você já parou para pensar em como a tecnologia 5G na indústria pode ajudar a transformar as suas linhas de produção na indústria?
Veja bem: a conectividade é uma das forças motrizes da Indústria 4.0 e da automatização dos processos produtivos.
Para você ter uma ideia, segundo os analistas do Fórum Econômico Mundial, diferentemente das revoluções anteriores, a 4.0 está avançando de maneira exponencial e não linear.
E isso está acontecendo (e afetando) todos os setores e em todos os países. Além disso, está causando mudanças significativas nos sistemas de produção, gestão e governança.
Vamos aprender mais sobre a tecnologia 5G na indústria? Então, continue conosco!
Como a tecnologia 4.0 funciona nas linhas de produção?
A tecnologia 4.0 permite uma interação rápida entre os sensores na linha de produção e os sistemas de coleta, análise e compartilhamento de dados.
Dessa maneira, isso contribui para conduzir decisões muito mais inteligentes e assertivas.
Assim, para que a conectividade aconteça, é necessário a combinação de tecnologias, como:
- Internet das Coisas (IoT);
- análise de dados;
- manufatura aditiva;
- robótica;
- inteligência artificial;
- máquinas inteligentes;
- robótica móvel;
- acesso remoto;
- automação industrial;
- realidade aumentada;
- entre outras.
Tecnologia 5G na indústria: como a sua implementação pode turbinar as linhas de produção?
Com a implementação da tecnologia 5G na indústria, as linhas de produção podem melhorar a conexão de dados em suas instalações interligadas.
Isso permite rastrear os produtos em tempo real, aumentando a eficiência da produção.
Além disso, a disponibilidade de dados precisos e atualizados em tempo real sobre a produção facilita a tomada de decisões estratégicas.
Em outras palavras, com a implementação da tecnologia 5G nas linhas de produção, você terá mais eficiência, eficácia, qualidade e assertividade.
Então, a tecnologia 5G pode revolucionar a Indústria 4.0, permitindo uma produção verdadeiramente automatizada, integrada e sincronizada. Assim, você terá uma cadeia produtiva totalmente inteligente, automatizada e integrada.
Isso porque, com a tecnologia 5G, a velocidade da transmissão de dados acontecem de forma rápida e em tempo real. Dessa forma, será possível, cada vez mais, utilizar (e aproveitar ao máximo) de tecnologias muito mais avançadas.
>> Você também pode gostar de ler: Tecnologia 5G: a transformação nas indústrias
O que é necessário para aproveitar ao máximo a tecnologia 5G na indústria?
Para tirar proveito da tecnologia 5G, o setor industrial precisa de sistemas de automação e gerenciamento que permitam às organizações aproveitar ao máximo sua rapidez, precisão e flexibilidade.
Isso envolve monitorar em tempo real o desempenho da linha de produção, qualidade e entrega, além de contar com profissionais capacitados para lidar com as novas tecnologias.
Para isso, fabricantes de equipamentos, desenvolvedores de software e empresas precisam criar aplicativos para desenvolver novos modelos de negócios e testar conceitos em ambientes reais.
Porém, sabemos que, por enquanto, os obstáculos ainda são significativos. Afinal, é necessário adequar a infraestrutura (principalmente de software e hardware) das indústrias.
Além disso, é preciso investir no treinamento dos colaboradores, visto que a mão de obra estratégica ainda continua sendo essencial.
Assim, unindo a experiência e expertise do capital humano mais a tecnologia, certamente a sua empresa poderá sair muito à frente da concorrência.
E aí, você gostou de aprender um pouco mais sobre como a tecnologia 5G na indústria pode transformar as linhas de produção?
Se sim, aproveite e complemente o seu estudo no assunto lendo também: Confira 5 tendências da automação industrial. Até o próximo conteúdo!