Sensores industriais são essenciais para executar diversas tarefas com precisão e praticidade no sistema produtivo. Uma delas, imprescindível para que os resultados positivos sejam atingidos ao longo do ano, é a detecção de nível.
Porém, é preciso que o equipamento seja confiável e produzido com material de alta qualidade.Veja abaixo 3 pontos que tornam esse requisito indispensável, para que o nível seja sempre ideal em cada processo.
Precisão para evitar vazamentos
Um dos principais aspectos para a detecção de nível é a prevenção dos vazamentos. Isso porque os sensores industriais – sejam capacitivos, indutivos, ultrassônicos ou magnéticos – contam com tecnologia que alerta os responsáveis pelo sistema sobre o excesso de pó, líquido ou gás em um determinado recipiente (o que ocasionaria um vazamento) e os dispositivos são capazes de executar uma medição precisa mesmo através da parede dos tanques ou com a presença de espuma do material.
Assim, um sensor de nível evita vazamentos que poderiam gerar não apenas prejuízos financeiros para a empresa, como também acidentes perigosos envolvendo colaboradores.
Detecção de nível para evitar a falta de lubrificação ou produtos na fábrica
Há casos em que o sensor industrial é utilizado para medir o nível em um reservatório de expansão dos sistemas de arrefecimento, transmissão e hidráulico. Em situações como essa, um equipamento confiável é fundamental para evitar a perda de óleo ou água da máquina, já que a falta de lubrificação poderia trazer problemas para o restante da produção.
Outro transtorno que a detecção de nível evita é a falta de produtos para abastecer as máquinas em si, que resultariam em paradas técnicas, ou para dar continuidade ao processo de vendas do produto, como no caso dos silos, que devem estar sempre abastecido.
Prevenção para evitar falhas em toda a produção
A falta de monitoramento do nível pode ocasionar graves problemas em toda a empresa, comprometendo a segurança dos profissionais, o bom funcionamento das máquinas e consequentemente, chegando ao financeiro. As consequências abrangem, por exemplo, a quebra de equipamentos, o transbordamento de tanques e reservatórios, a perda de matéria-prima, a necessidade constante de manutenção nos mesmos dispositivos e, de uma forma geral, a queda na qualidade do produto final.
Escolher sensores industriais de excelência para uma detecção de nível confiável é imprescindível para trazer a eficiência e a precisão que qualquer empresa busca para alcançar resultados positivos.
A PAHC é especialista em Automação Industrial, atuando no mercado desde o ano 2000. Fornecemos soluções completas para a infra-estrutura em diversos segmentos, utilizando equipamentos das principais marcas do mercado, com estoque local, atendimento diferenciado e disponível para todas as etapas do seu projeto, desde a análise até a concepção.
Saiba como um sistema de automação industrial pode otimizar os resultados da sua empresa! Clique aqui e fale com um de nossos especialistas ou antes de entrar em contato, conheça nossas soluções em automação industrial clicando aqui!