A automação industrial, comercial ou residencial é uma evolução tecnológica que vem ganhando mais adeptos a cada dia. Qual é o motivo? Tornar as empresas e as casas unidades autônomas e, assim, trazer mais praticidade a vida do ser humano. Nesse cenário, os sensores fotoelétricos são peças fundamentais.
A seguir, vamos entender o que é um sensor fotoelétrico, principais funções, tipos de sensores que você encontra no mercado e onde fazer a aquisição. Continue conosco e boa leitura!
O que são sensores fotoelétricos?
O sensor fotoelétrico é um equipamento que faz a conversão da luz. Ele pega qualquer tipo de manifestação luminosa (até mesmo uma sombra) e a transforma em sinal elétrico. Dessa maneira, esse indicador é compreendido por um circuito eletrônico na forma de comando.
O sensor fotoelétrico é chamado de transdutor quando pega a luz direta e a converte em energia elétrica. Por outro lado, quando ele transforma a luz em qualquer grandeza elétrica (resistência ou tensão, por exemplo) ele é conhecido como conversor.
Como funcionam os sensores fotoelétricos?
Os feixes de luz são a base para o funcionamento de qualquer sensor fotoelétrico. O equipamento possui um receptor e um emissor de luz que podem se associar de três diferentes maneiras, como veremos a seguir.
Sensores fotoelétricos de barreira
O sensor fotoelétrico de barreira possui um emissor e um receptor que são colocados em invólucros separados. Eles são posicionados um de frente para o outro e quando o emissor envia feixes de luzes, o receptor as alcança sem interferências.
Entretanto, quando algum objeto ou pessoa fica na frente deste feixe de luz, o receptor faz a identificação e realiza a função de conversão.
Sensores fotoelétricos autorreflexivos
No sensor fotoelétrico autorreflexivo, a diferença é que o receptor e o emissor estão juntos em um único invólucro e, com eles, é colocado um espelho prismático. Este item extra vai refletir o feixe de luz do emissor e o enviar para o receptor que desempenha a função de sensor.
Sensores fotoelétricos difusos
Receptor e sensor estão no mesmo invólucro, lado a lado. Os feixes de luzes são emitidos em uma determinada direção e quando um objeto passa na frente, ele reflete essa luz em direção ao receptor. Este detecta a presença e começa a fazer a conversão.
Tipos diferentes de sensores fotoelétricos
No mercado atual você encontra uma gama bastante diversificada de sensores fotoelétricos que podem ser usados para automação industrial ou em outros locais, como comércios e residências. Entre os diferentes tipos de sensores fotoelétricos, você encontrará:
- válvulas fotomultiplicadoras;
- sensor de proximidade;
- foto transistores;
- foto tiristores;
- fotodiodos;
- foto sensor;
- fotocélula;
- leds.
Conheça os sensores fotoelétricos da PAHC
A PAHC Soluções em Automação Industrial trabalha com uma linha completa de sensores fotoelétricos da marca OMRON. Acesse nosso site e conheça os diferentes produtos disponíveis. Se precisar, é só entrar em contato com a nossa equipe para esclarecer possíveis dúvidas.
Gostou? Então, entre em contato conosco agora mesmo e vamos conversar!