A automação industrial já é uma realidade para diversas empresas que apostam no poder da tecnologia para melhorar os seus processos.
Afinal, as novas tecnologias otimizam o tempo da equipe, trazem mais produtividade para o time, diminuem os riscos, trazem mais segurança para o ambiente organizacional e, ainda, automatizam processos burocráticos.
Portanto, conhecer as principais tendências da automação é bem importante para escolher qual (ou quais) a sua empresa pode implementar.
Vamos conhecer algumas delas? Continue conosco e veja 5 tendências da automação industrial.
1. Robótica
O uso de robôs nas indústrias está crescendo cada vez mais, visto que ajudam a padronizar os processos e melhorar o desempenho das tarefas.
Por exemplo, os robôs colaborativos trabalham lado a lado com os seres humanos em uma linha de produção. Assim, eles mantêm a precisão e a agilidade necessária para desempenhar as atividades do fluxo produtivo.
Além disso, garantem economia de investimento, promovem mais segurança aos colaboradores, são de fácil programação e conseguem executar mais de uma tarefa ao mesmo tempo.
Portanto, a robotização ajuda a elevar a qualidade dos processos, tornando a linha de produção muito mais eficiente, ágil e segura para todos.
2. Internet das Coisas (IoT)
A Internet das Coisas é responsável por interligar diversos objetos físicos (máquinas, equipamentos, ambientes) por meio de uma rede de comunicação com a internet.
Assim, traz como principal vantagem a sincronização dos setores industriais, fazendo com que as pessoas tenham controle desses objetos de forma remota e automatizada.
Em outras palavras, a IoT torna a fábrica e os processos muito mais inteligentes, seguros e rápidos.
3. 5G
A chegada da tecnologia 5G traz uma série de benefícios para automação industrial. Afinal, ela é muito mais rápida, segura e estável.
Assim, ela permite que as fábricas se tornem mais inteligentes e conectadas. Então, com uma mobilidade muito mais aprimorada e confiável, há grandes oportunidades para se destacar da concorrência, inovar os seus processos e atingir os seus objetivos comerciais.
>> Você também pode gostar de ler: Tecnologia 5G: a transformação nas indústrias.
4. Big Data Analytics
O Big Data tem um papel muito importante na indústria 4.0. Afinal, sabemos que coletar e, mais do que isso, interpretar dados é fundamental para melhorar a performance do setor industrial.
Além disso, o big data analytics ajuda a melhorar a produtividade, encontrar diferenciais para se destacar da concorrência, identificar padrões de consumo e tomar decisões baseadas em dados.
5. Eficiência energética
A eficiência energética é outra tendência da automação industrial que visa reduzir as despesas e, ainda, contribui com a responsabilidade socioambiental na indústria.
Afinal, o uso de energia renovável é essencial para se tornar ecologicamente consciente. Então, é uma ótima oportunidade para economizar energia elétrica e, ainda, melhorar a imagem organizacional do seu negócio.
Você gostou de aprender mais sobre as principais tendências da automação industrial?
Se sim, leia também: A automação industrial pode ajudar a superar os desafios? Boa leitura!