A resposta para essa pergunta é bem simples, as 3 maneiras são corretas e a diferença entre um cilindro, um pistão ou um atuador pneumático é NENHUMA. Pode parecer confuso mais algumas industrias simplesmente tem a tendência de chamar por um termo especifico e outras tem costume de chamar por outro.
Essa mudança de termos sugeridos pelas empresas também se resume pela região em que estão inseridas, como exemplo bolacha x biscoito. No Rio, por exemplo, o modo tido como correto é biscoito, porém, em São Paulo, é bolacha. Isso repercutiu até chegar a Associação Nacional da Indústria de Biscoitos (Anib), que segundo ela os dois termos podem ser considerados certos e são aceitos pelos fabricantes, assim como nosso cilindro, pistão e atuador pneumático.
Para o cilindro, pistão e atuador pneumático, consideramos sempre os formatos norte-americanos que durante anos, é mais comum o uso do nome “pneumatic cylinder”. Por outro lado, as pessoas que tem mais exposição a empresas Europeias tendem a usar o nome “Atuador pneumático”, por lá eles usam “pneumatic actuator”. Agora, as pessoas que tem mais exposição com hidráulica tendem a usar o nome “pistão pneumático” para a peça. Realmente o que importa é que eles são exatamente a mesma coisa. Um pistão, um cilindro ou um atuador pneumático é exatamente a mesma peça, porém com nomes diferentes.
Se você está procurando por cilindro, um pistão ou um atuador pneumático. Entre em contato conosco.
Nós da PAHC Automação sabemos orienta-lo e indica-lo aos melhores produtos, são mais de 20 anos no mercado industrial, trazendo a qualidade de um distribuidor autorizado Festo e Balluff. Fale conosco!