Se você quiser melhorar a confiabilidade dos seus processos e a disponibilidade do seu maquinário, comece estudando sobre a importância da qualidade no tratamento do ar comprimido a partir do seu ponto de alimentação.
Você já pensou que o ar comprimido utilizado pelos seus processos e maquinários pode conter partículas de poeira, água e até óleo, inimigos naturais do ar comprimido, que influenciam negativamente nos componentes, aumentando o consumo de energia e automaticamente, não permitindo que o ar comprimido seja entregue com qualidade?
Um metro cúbico de ar comprimido não tratado pode conter aproximadamente 200 milhões de partículas de sujeira e muita água, sem falar em óleo, chumbo, cádmio e mercúrio. Esses componentes colocam em risco a funcionalidade do seu maquinário.
Suas máquinas precisam de ar comprimido limpo!
O nível de limpeza do seu ar comprimido dependerá da aplicação e da qualidade do ar comprimido que ela exige, sendo necessário o tratamento de ar comprimido para se obter um ar comprimido limpo e puro.
A verdadeira qualidade do ar comprimido
O ar comprimido deve ser sempre limpo e seco, sendo essa uma necessidade básica para a indústria de um modo geral. A verdade é que uma simples gota de óleo é altamente indesejável e comprometedora, ocasionando além do funcionamento inadequado do processo de automação pneumática, problemas de vedação em válvulas e falhas em cilindros, o que irá resultar em uma operação totalmente desastrosa, ou em casos extremos, paralisação das partes móveis do seu maquinário.
Investimento no tratamento do ar comprimido
Veja por quais motivos esse investimento vale à pena:
• Melhora a disponibilidade do maquinário
• Melhora a confiabilidade dos processos
• Aumenta a vida útil dos seus equipamentos
Vale ressaltar que o custo de investimento no tratamento do ar comprimido está diretamente relacionado à redução da necessidade de reposição de peças e manutenção do seu maquinário. Com isso, temos um menor tempo de parada da produção, além de uma qualidade maior do processo em geral. Sem contar a economia de energia, já que havendo a entrega de ar comprimido com qualidade, também economizaremos energia. Resumidamente, um investimento que terá seu custo absorvido ao longo do tempo em que seu processo estiver em funcionamento.