Ter um bom projeto de automação industrial é indispensável para que o sistema de tecnologias controladas automaticamente cumpra esse objetivo de otimização dos processos. Devemos estar atentos aos resultados dessas melhorias e por isso listamos 3 problemas que indicam a necessidade de melhorias em um sistema automação.
1. Falhas ou paradas de máquinas na linha de produção
Máquinas que param de funcionar ou apresentam falhas constantes são o principal sinal de que há algum problema com o projeto de automação industrial. Isso acontece porque as soluções tecnológicas, como sensores industriais e ferramentas de processamento de imagem, devem ser dimensionados para cada processo especificamente. Isso significa que um mesmo projeto de automação não necessariamente irá atender com eficácia a todas as industrias, já que cada uma tem necessidades específicas e realidades diferentes no controle do processo.
Ao notar falhas e paradas na linha de produção, é fundamental avaliar o que pode estar ocasionando o problema. O protocolo de comunicação IO-Link, por exemplo, permite a conexão entre diversos equipamentos, tornando a detecção de falhas muito mais fácil. Além disso, caso seja necessário substituir o sensor, a tecnologia também torna esse processo mais simples.
É válido lembrar que, caso os problemas não sejam resolvidos com boas soluções em automação industrial, haverá comprometimento não apenas do desempenho da equipe, que precisa ser realocada para outras atividades, como também de um item indispensável para sua competitividade: a qualidade do produto.
2. Reclamações sobre a qualidade de fabricação dos produtos
Reclamações sobre a qualidade dos produtos significa que há algum problema no processo produtivo e os componentes que permitem a automação industrial na empresa precisam ser revistos.
Na indústria alimentícia, por exemplo, é fundamental garantir que a quantidade de produto anunciada na embalagem esteja sempre correta ao chegar ao consumidor, bem como assegurar que os tanques não transbordem ou trabalhem abaixo da capacidade. No primeiro caso, sensores ultrassônicos de alta qualidade são muito úteis, uma vez que garantem o preenchimento preciso de cada um dos recipientes. No segundo caso, sensores de nível permitem o monitoramento constante dos tanques, para evitar acidentes e prejuízos a empresa.
Sensores de visão também são úteis e controlam o conteúdo de blisters de comprimidos e vidros de remédios, para que a medicação esteja correta, conforme prescrição médica, e traga os resultados esperados a sua saúde.
3. Dificuldade no rastreamento de produtos
Muitas empresas ainda enfrentam dificuldade no processo de rastreamento dos seus produtos. Isso mostra que a implantação de um sistema inteligente de rastreamento é fundamental para alavancar sua competitividade no mercado, já que permite a localização de produtos com eficiência máxima, além de total controle sobre toda a sua produção.
A PAHC é especialista em Automação Industrial, atuando no mercado desde o ano 2000. Fornecemos soluções completas para a infra-estrutura em diversos segmentos, utilizando equipamentos das principais marcas do mercado, com estoque local, atendimento diferenciado e disponível para todas as etapas do seu projeto, desde a análise até a concepção.
Saiba como um sistema de automação industrial pode otimizar os resultados da sua empresa! Clique aqui e fale com um de nossos especialistas ou antes de entrar em contato, conheça nossas soluções em automação industrial clicando aqui!