Aumentando a eficiência operacional na indústria

A busca pela eficiência operacional é constante para gestores que desejam tornar seus negócios ainda mais competitivos e garantir uma participação mais significativa no mercado.

É comum ouvirmos expressões como “fazer o mesmo com menos”, “fazer mais com o que temos” ou até “fazer mais com menos”, porém a maioria dos empresários tomam atitudes que não vão ao encontro dessas expectativas, buscando reduzir custos com o corte de mão-de-obra e de outros recursos, sem se atentar para a real necessidade de modificar os seus processos operacionais.

 

O que é eficiência operacional?

Podemos dizer que a eficiência operacional expressa à relação entre o resultado obtido com uma operação ou atividade e o custo ou o esforço investido nesse processo. Independente do segmento, setor ou área, a eficiência operacional é extremamente importante e capaz de promover um aumento significativo na sua produtividade em prol do ganho de competitividade.

Muitos empresários e gestores acreditam que, se as suas indústrias estão atingindo as metas propostas, então não há com o que se preocupar, porém isso não é verdade, já que é possível bater as metas e ainda assim não ter eficiência operacional.

Por exemplo, se a indústria não faz a gestão adequada do seu estoque, pode perder insumos importantes. Da mesma forma, a falta de planejamento no chão de fábrica pode incorrer em perdas de energia elétrica ou do tempo de produção e estes itens, impactam negativamente na eficiência operacional.

 

Por que eu devo me preocupar com a eficiência operacional?

É simples, a eficiência operacional está diretamente ligada à redução de custos da sua operação.

Veja só, é possível que uma indústria consiga produzir cerca de 100 mil todos os meses em produtos, atingindo as metas estipuladas.  Porém, ao mesmo tempo, sua falta de atenção ao estoque pode gerar um desperdício de 40 mil em matéria prima. O layout problemático e o uso de equipamentos antigos pode fazer com que ela tenha de arcar com mais 20 mil de horas-extras. Pode ser que a indústria sofra com um maquinário quebrado e deixe de ganhar mais 100 mil devido a falhas e paradas de máquinas.

Neste caso, essa é uma indústria eficaz que atinge suas metas, mas infelizmente não apresenta eficiência operacional, pois tem pouca produtividade real e o seu lucro acaba sendo menor devido aos gastos mal planejados.

 

Como faço para aumentar a eficiência operacional da minha indústria?

O primeiro passo é analisar adequadamente o seu negócio e descobrir quais são os pontos da sua operação que estão gerando custos elevados. Avalie se esses custos poderiam ser reduzidos de alguma maneira.

Não pense apenas no desperdício de dinheiro, analise também o desperdício de tempo (como horas-extras desnecessárias ou colaboradores mal aproveitados), máquinas paradas ou com altos custos de manutenção, matéria-prima perdida ou em más condições de uso devido a problemas na gestão do estoque, entre outros.

Muitos gestores acreditam que cortar pela metade o número de colaboradores é uma ótima maneira de alcançar a eficiência operacional, mas esse não é o único caminho e pode não ser o mais indicado.

Na verdade, essa ação pode até mesmo refletir de forma negativa, prejudicando ainda mais a sua produtividade. Assim, ao invés de demitir seus colaboradores, pense se não existem maneiras de aproveitá-los melhor, modificando turno, setor ou função.

  • Otimize sua produção: Muitas indústrias estão produzindo lotes menores ou trabalhando por demanda, reduzindo os custos e fornecendo um produto final mais personalizado e de acordo com as exigências dos consumidores. Isso é o que chamamos de produção “just in time” e apesar de um pouco mais trabalhosa para a implementação, é responsável por trazer resultados mais promissores em longo prazo, sendo inclusive apontado por especialistas como uma tendência para os próximos anos.
  • Cuide do seu estoque: Modernizar a gestão do estoque é uma ótima maneira de melhorar sua eficiência operacional, com sistemas integrados e tecnologia RFID, que faz a leitura automática da quantidade de itens em estoque, do seu estado e da validade da matéria-prima. Essa troca de informações mais rápida e confiável torna mais efetivo também o seu setor de compras, priorizando o que é necessário e evitando as perdas.
  • Invista em tecnologia: Maquinário parado é uma perda significativa para a sua produção. Investir em tecnologia é uma forma de resolver esse problema, com o uso da automação industrial e de sensores industriais inteligentes, capazes de entender o funcionamento da sua máquina e emitir relatórios precisos sobre o seu estado, indicando quando serão necessárias manutenções e como fazer o bom uso dela para evitar problemas.

Pensar em formas de melhorar a sua eficiência operacional é algo extremamente importante e garantirá a saúde financeira do seu negócio, melhorando os seus lucros e a competitividade da sua marca!

 

A PAHC é especialista em Automação Industrial, atuando no mercado desde o ano 2000. Fornecemos soluções completas para a infra-estrutura em diversos segmentos, utilizando tecnologia das principais marcas do mercado, com estoque local, atendimento diferenciado e disponível para todas as etapas do seu projeto, desde a análise até a concepção.
Clique aqui para enviar sua solicitação a um de nossos especialistas!